PUB
Aluna da Secundária das Taipas premiada na VIII Mostra Nacional de Ciência
Quarta-feira, Junho 4, 2014

Organizada pela Fundação da Juventude em parceria com a Fundação EDP, realizou-se nos passados dias 29 a 31 de maio, a 8ª edição da Mostra Nacional de Ciência.

A iniciativa decorreu no Museu da Eletricidade, em Lisboa e contou com a participação de 100 projetos, distribuídos por 10 temas distintos: Ciências do Ambiente, Ciências da Terra, Biologia, Ciências Médicas, Física, Engenharias, Matemática, Informática/Ciências da Computação, Química e Ciências Sociais.

A Escola Secundária das Taipas foi o único estabelecimento escolar do concelho de Guimarães a fazer-se representar neste evento, através do trabalho “Enxaquecas de tirar e perturbar o sono…” elaborado por Sofia Martinho (1ª da foto à direita), aluna do 12º ano, sob orientação da professora Maria Augusta Ferreira (2ª da foto à direita) e que concorreu na área das Ciências Médicas.

O certame envolveu a participação de mais de cerca de duas dezenas e meia de jovens cientista e investigadores, orientados por 53 professores, em representação de 44 escolas de todo o pais. Foram atribuídos 14 prémios principais a outros tantos projetos e 11 menções honrosas.

O trabalho elaborado por Sofia Martinho, aluna da Secundária das Taipas, foi distinguido com uma menção honrosa.

Artigos Relacionados

Aluna da secundária vence prova de corta-mato distrital
Quarta-feira, Fevereiro 8, 2012

A jovem atleta Rita Lopes, a frequentar o décimo segundo ano na Escola Secundária das Taipas, venceu a prova no escalão de juniores femininos, na distância de 2500 metros.

O corta-mato escolar do Clube de desporto Escolar (CLDE) de Braga, prova aberta à participação de todas as escolas, quer tenham ou não CLDE, realizou-se no dia 7 de Fevereiro, nos terrenos anexos à Pista de Atletismo Gémeos Castro, em Guimarães e juntou cerca de 4 mil alunos, pertencentes a mais de cem estabelecimentos de ensino.

A Escola Secundária das Taipas participou com atletas nos escalões de juvenis e juniores, masculinos e femininos e, para além do primeiro lugar obtido pela jovem estudante Rita Lopes, no escalão de juniores, obteve ainda o 2º lugar por equipas no escalão de juvenis femininos.

Artigos Relacionados

Aluna da Secundária das Taipas medalha de Prata no Campeonato do Mundo de Desporto Escolar
Quarta-feira, Junho 22, 2011

Rita Lopes sagrou-se na passada segunda-feira, vice-campeão mundial de atletismo nos Campeonatos Mundiais de Desporto Escolar.

Rita Lopes tem 17 anos e frequenta o 11º ano da Escola Secundária das Taipas.

Na passada segunda-feira, na cidade polaca de Bydguszcs, arrecadou a medalha de prata na prova dos 1.500 metros do Campeonato Mundial de Atletismo organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar.

Rita Lopes, em representação da selecção nacional do desporto escolar, terminou a sua prova com o tempo de 4,37,53 minutos.

Artigos Relacionados