PUB
Ajude a Limpar Portugal
Sexta-feira, Fevereiro 5, 2010

Está em marcha, a nível nacional, uma campanha de sensibilização para a educação ambiental e que levará a efeito uma iniciativa inédita agendada para o próximo dia 20 de Março.

Até lá, os responsáveis pela iniciativa, tentam agregar o maior número de voluntários possível. Por todo o país, foram já muitas as Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e empresas que se associaram e apoiam esta causa.

O Projecto Limpar Portugal (PLP) é um movimento cívico que teve origem a partir de um grupo de amigos que, com base num relato de um projecto similar, desenvolvido em 2008, na Estónia, decidiu meter mãos à obra e começar a desenvolver e divulgar a iniciativa “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”, agendada para o dia 20 de Março.

O PLP já conta com cerca de 60 mil voluntários registados a nível nacional sendo que, o Grupo de Guimarães tem registo de várias centenas de parceiros.

Para servir de teste à iniciativa nacional, “Dia L” que decorrerá a 20 de Março, o Grupo de Guimarães realizou no passado dia 30 de Janeiro uma “Limpeza Piloto” que reuniu muitos dos voluntários registados no grupo vimaranense e que recolheram mais de uma tonelada de lixo em terrenos anexos ao Pólo de Guimarães da Universidade do Minho

O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.

Para mais informações, visitem o site oficial da iniciativa. Para aderir a um grupo, deve registar-se no site da rede social do projecto (NING) e posteriormente inscrever-se no grupo da sua área de residência.

Texto: Manuel António Silva