PUB
Agrupamento de Escuteiros de Barco inaugura Ilha da Ínsua
Domingo, Julho 15, 2007

Aproveitando a passagem do 44.º aniversário do Agrupamento 87 de Barco, foi inaugurado o Campo Escutista da Ilha da Ínsua, após algumas obras de conservação do espaço.

O Agrupamento de Escuteiros de Barco comemorou o seu 44.º aniversário durante o último fim-de-semana. De entre as várias actividades escutistas programadas, houve uma que se destacou pela particularidade e pela sua importância para este agrupamento.

Na noite de sexta-feira, dando início às comemorações do aniversário, os escuteiros de Barco inauguraram o seu Campo Escutista da Ínsua, no rio Ave. Um projecto com dezasseis anos e que conseguiu este ano ser concretizado, com diversas obras de intervenção na ilha, entre as quais obras de reforço para evitar a ocorrência de cheias.

O chefe do agrupamento 87, João Freitas, lembra-se que do ano em foram feitos os primeiros melhoramentos na ilha pelos escuteiros. No mesmo ano houve uma cheia que destruiu todo o trabalho. O episódio deixou desanimados os escuteiros que foram adiando até à última sexta-feira uma nova intervenção na ilha.

É intenção do agrupamento dinamizar ao máximo este espaço, diz o chefe João Freitas – “penso que conseguimos fazer um bom trabalho neste espaço, que é lindíssimo e a ideia é permitir que o espaço seja utilizado não só pelos escuteiros, desde que garantidos alguns cuidados.

Durante a noite da inauguração do Campo Escutista da Ilha da Ínsua, o centenário do Movimento Escutista, a ser celebrado durante o presente ano, foi lembrado através do visionamento de um vídeo. Os 44 anos do agrupamento 87 (e de todos aqueles que por ele passaram) foi igualmente assinalado com a exibição de várias fotografias testemunhando alguns “trilhos” do percurso dos escuteiros de Barco.

Texto e foto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados