Agenda CEC para esta semana
Terça-feira, Agosto 7, 2012

Terminadas as Gualterianas, confira os eventos da Capital Europeia da Cultura para esta semana.

Teatro: Festival Shakespeare no Centro Cultural Vila Flor

António e Cleópatra – dia 6 de Agosto (segunda-feira) às 22h00;

Romeu e Julieta – dia 7 de Agosto (terça-feira) às 22h00;

A Tempestade – dia 8 de Agosto (quarta-feira) às 22h00;

Romeu e Julieta – dia 9 de Agosto (quinta-feira) às 22h00;

Adaptar Shakespeare – dia 10 de Agosto (sexta-feira) às 22h00.

O Festival Shakespeare, que leva a cena, no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor, alguns dos clássicos do poeta e dramaturgo inglês. O evento contempla performances de quatro escolas, oriundas de três países europeus. O objectivo do festival é o de fomentar o intercâmbio cultural entre estudantes de teatro de diferentes nacionalidades.

 

Oficina: Cinema de Animação

6 a 12 de Agosto (segunda-feira a domingo) das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30 na Fábrica ASA

O Colectivo Fotograma 24 apresenta esta oficina com o objectivo de sensibilizar a comunidade para a linguagem cinematográfica através da criação e realização de curtas-metragens animadas. O resultado deste workshop será apresentado no dia 27 Outubro às 17h00 e às 22h00.

 

Exposição: Sarha

7 de Agosto (terça-feira) às 18h00 no Paço dos Duques de Bragança

A exposição apresentará duas peças artísticas: faixas bordadas com 15 metros, executadas através de um intercâmbio entre os Centros de mulheres Yassof Salfeet e Robaeuat Alkhazan (em Jenin – Palestina) e as formandas do curso de Bordados de Guimarães.

 

Apresentação: O Mundo Canta e Dança em Guimarães

10 de Agosto (sexta-feira) das 17h00 às 24h00, segunda-feira a sexta-feira; 11h00 às 24h00, sábado e domingo no Campo de São Mamede

Até 26 de Agosto, Guimarães acolhe um conjunto de grupos de folclore nacionais e internacionais. As actuações, podendo já confirmar-se a presença de grupos do Brasil e México, ocorrerão em vários horários e prometem surpreender e animar vimaranenses e visitantes.

 

Teatro de Marionetas: A Farsa de Inês Pereira

De 10 a 12 de Agosto (sexta-feira a domingo) pelas 21h30, sexta-feira; às 17h00 e às 21h30, sábado; às 11h00 e às 17h00, domingo no Largo Cónego José Maria Gomes

No âmbito do projecto Kiosque de Marionetas a companhia Palmilha dentada leva ao Largo Cónego José Maria Gomes a peça vicentina “A Farsa de Inês Pereira”, adaptada ao formato de teatro de marionetas.

 

Música: Quarteto Lopes Graça

10 de Agosto (sexta-feira) às 21h30 na Pousada de Santa Marinha da Costa

O agrupamento privilegia a apresentação de obras de compositores portugueses, considerando a relativa abundância de criações para quarteto de cordas de nível internacional oriundas de compositores como Santos Pinto, Viana da Mota, Cláudio Carneyro, Luís de Freitas Branco, Joly Braga Santos, Fernando Lopes-Graça, António Victorino d’Almeida, João Nascimento, Amílcar Vasques Dias (obras dedicadas ao quarteto).

 

Música: 5 Concertos de Fim de Tarde – Old Jesuralem

11 de Agosto (sábado) a partir das 19h00 na Zona de Couros

Durante o mês de Agosto, o final do dia de sábado, em Couros, é passado com música. A primeira proposta, foi, no dia 4 de Agosto, um espanhol, de seu nome Victor Herrero. O dia 11 de Agosto fica reservado para Old Jerusalem, na pessoa de Francisco Silva.

 

Inauguração: Jardim Portátil ECOs-Verde

11 de Agosto (sábado) às 17h00 na Zona de Couros

Assinalando a evolução da experiência ECOs-VERDE, Guimarães 2012 convida a população a visitar um “jardim portátil”, que vem contribuir para o processo de transformação do espaço colectivo da “praça”, e conta com a participação activa da população local.

 

Apresentação: Habitar Guimarães

11 de Agosto (sábado) às 19h00 no Centro Urbano de Guimarães

A intervenção artística que se pretende produzir passa por “Habitar” prédios que estão em fase de intervenção, com tecidos de cor viva, anulando o que, maioritariamente, é visto como uma obra, para passar a ser imaginada como obra. Pontualmente, esses espaços vão ter apontamentos de “vida quotidiana” traduzida em roupa que se estende e que tapa essa lacuna de vida na casa.

 

Música: Pedro e Diana pesquisam Sara e André

Dia 11 de Agosto (sábado) pelas 22h00 na Fabrica ASA

Sara & André convidam a dupla Pedro e Diana para interpretarem ao vivo o seu arquivo. Pedro Rodrigues e Diana Dionísio fazem uma apropriação crítica da música popular portuguesa (e não só), valorizando a língua e explorando as suas possibilidades semânticas e lúdicas, combinando crítica social cheia de ironia.

 

Música: Ensemble Português de Metais

11 de Agosto (sábado) às 19h00 no Paço dos Duques de Bragança

Ensemble Português de Metais,é um grupo de cinco instrumentistas, chefes de naipe dos metais da Orquestra Sinfónica Portuguesa Teatro Nacional São Carlos, que se juntam regularmente com o intuito de desfrutarem o prazer de tocarem em conjunto repertório original para este tipo de formação. Têm-se apresentado em concertos desde o Norte a Sul do País.

 

Música: Muito Guizo Pouco Siso!

11 de Agosto (sábado) às 21h30 no Paço dos Duques de Bragança

Num salaÞo do Paço decorre um dos famosos seroÞes que diversas fontes taÞo bem retratam. Para aleìm da intervençaÞo teatral haì lugar para a música instrumental, o canto e a dança, mas tambeìm para o despique galante e o chiste espirituoso, para o duelo em trova ou ‘de facto’. O puìblico poderaì ser convidado a interagir em certos momentos do espectáculo, ele próprio figurante, personagem colectivo ou ‘paisagem sonora’.

 

Música: O Cinema em Concerto pela Banda Musical de Pevidém

11 de Agosto (sábado) às 21h30 no Salão Paroquial de São Jorge de Selho

A Banda Musical de Pevidém apresenta uma actuação que contempla alguns dos temas musicais que marcaram o cinema internacional. No programa do espectáculo constam os temas de filmes como: “2001 Odisseia no Espaço” ; “O Feiticeiro de Oz”; “Casablanca”; “A Golpada” ; “O Fabuloso destino de Amélie”; “Cinema Paraíso”; “The Pink Panther”; “A Canção de Lisboa” ; “O Grande Ditador”; “Tempos Modernos”.

 

Dança: Milonga – Liberais do Tango

11 de Agosto (sábado) às 23h00 na Fábrica ASA – Nave Central

Do Tango Argentino: a Milonga. Baile mítico, pleno de histórias e de emoções permitindo a todos deixarem-se encantar pela sua inesquecível envolvência. Os Liberais do Tango são um grupo originário do Porto, composto por sete elementos que organizam diversos eventos de Tango Argentino.

 

Música: PicNic Play

12 de Agosto (domingo) das 11h00 às 19h00 no Parque da Cidade de Guimarães

Evento no Parque da Cidade de Guimarães, que conta com venda de alimentos, mantas no chão, Workshops abertos de percussão, DJ’s, Animação e Decoração do espaço.

 

Música: “Ibéria”, recital de canto e piano

12 de Agosto (domingo) às 19h00 na Sociedade Martins Sarmento

Sobre a obra de compositores e poetas portugueses e espanhóis, “Ibéria” é um recital para canto e piano concebido e interpretado pelo barítono Rui Baeta e o pianista João Vasco, numa parceria que há quase uma década se mantém.

Artigos Relacionados