PUB
Adiado o Rali “Caldas das Taipas – Capital da Cutelaria”
Quarta-feira, Maio 13, 2009

Na base desta decisão está a impossibilidade de conseguir obter em tempo útil diversos pareceres técnicos solicitados pela Câmara Municipal de Guimarães para aprovação do percurso.

O “Rali Caldas das Taipas – Capital da Cutelaria” marcado para o próximo dia 23 de Maio e pontuável para o Campeonato Regional de Ralis do Douro, viu a sua realização adiada para data a definir.

O Clube Automóvel de Santo Tirso (CAST), organizador da prova, foi confrontado por parte dos técnicos da Câmara Municipal de Guimaães, na passada terça-feira, dia 12 de Maio, com a necessidade de apresentar pareceres técnicos da Estradas de Portugal e dos Comandos Distritais de Braga da GNR e da PSP, com vista à aprovação do percurso da prova. À distância a que está a data da realização do Rali, alguns desses pareceres, revelam-se impossíveis de obter em tempo útil para a realização do evento.

Segundo Carlos Guimarães, presidente da Direcção do CAST, “alguns dos pareceres exigidos deverão ser impossíveis de obter a tempo da prova. Poderíamos tentar obtê-los, mas caso tal não se revelasse possível teríamos de adiar a prova a dois ou três dias da sua realização. Fomos ainda confrontados com a sugestão técnica de alteração do percurso, desviando alguns pontos de zonas de aglomeração populacional. Entendemos as preocupações dos técnicos camarários, contudo vamos apresentar os nossos argumentos e tentar manter o percurso conforme foi proposto que, entendemos, está com um traçado atractivo e funcional e que, apesar de na realidade passar em duas ou três zonas de maior concentração habitacional, é perfeitamente possível controlar com a coordenação das forças de segurança presentes nesses locais”.

O Presidente do CAST realça ainda que “ao ponderar as opções disponíveis, resolvemos que o mais sensato é decidir e comunicar já o adiamento da prova, antes que o clube, mas especialmente as equipas participantes, avancem mais na preparação do evento”.

Ao que apuramos, o CAST está em contacto com a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, na busca de uma data alternativa para esta prova. O responsável máximo do CAST admite que o evento já não se realize antes do próximo Verão.

Texto: Manuel António Silva

Artigos Relacionados