PUB
A despedida da Primavera e a chegada do Verão desde o alto da Penha
Segunda-feira, Junho 20, 2016

São várias as manifestações que se organizam neste dia, assinalando a chegada do Verão com a passagem do solstício. Em Guimarães há várias actividades que farão a despedida da Primavera dando as boas-vindas à estação do Verão.

A AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia assinala hoje, ao final do dia o solstício de Verão, num encontro a realizar na montanha da Penha a partir das 19 horas. As últimas horas desta Primavera (tímida) de 2016 será passada junto à estátua do Papa Pio IX, com actividades de ioga, leitura de poesia e um pin-nic enquanto se assiste ao pôr-do-sol.

Também a Sociedade Martins Sarmento dá as boas vindas ao Verão com um recital de piano e violino, marcado para as 18 horas no Salão Nobre da instituição, onde serão interpretadas peças de Nuno Lobo, Mozart e Mendelssohn, por Francisca Portugal e Isolda Rubio.

O solstício deverá acontecer quando passarem 34 minutos das 22 horas. Nessa altura a trajectória da terra passará na linha imaginária que unirá o centro da terra e o sol passando no Trópico de Câncer.

Além do movimento de revolução da Terra, a trajectória da Terra em volta do sol oscila todos os dias fazendo com que o sol ora esteja mais próximo do pólo norte, ora do polo sul. Esta é a altura do ano em que trajectória celeste da Terra mais aproxima o sol do Pólo Norte.

Esta proximidade permite que o hemisfério norte receba mais calor, que a duração dos dia seja maior e que seja Verão a norte e Inverno a sul. Este é, portanto, o maior dia do ano e, de hoje em diante, a trajectória da terra irá aproximar de novo o astro-rei do Polo Sul e os dias irão ficar mais curtos dia após dia.

Desde a proto-história que o comportamento dos astros, do sol em particular, é acompanhado por manifestações de vários tipos, um pouco por todo o hemisfério Norte. Talvez o locais mais célebre seja mesmo o sítio de Stonehenge, no sul de Inglaterra, onde milhares de pessoas rumam todos os anos.