PUB
Actividades CEC 2012 até Domingo
Terça-feira, Julho 10, 2012

Consulte todas as iniciativa da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura até ao próximo Domingo, dia 15 de Julho.

Dança: Strings of Thought

11 a 13 de Julho (quarta-feira a sexta-feira) às 22h00 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

Neste solo, o performer está preso a vários cabos suspensos em diferentes pontos do espaço, cada um com a capacidade de controlar som, luz e texto. Estes representam as abstracções dos nossos dogmas pessoais, condicionando o movimento e dexteridade do corpo, ao mesmo tempo que revelam a luta interna de quem somos e quem desejaríamos ser.

 

Música: Chorale Collège de Saint-Pièrre

11 de Julho (quarta-feira) às 17h00 na Igreja de São Francisco

Fundado em 1950, o Coral “Pequenos Cantores do Colégio de São Pedro”, de Bruxelas, nasceu com o objectivo de levar os jovens a descobrir o canto polifónico. O concerto terá a direcção musical de Philippe e Romain Verbeeren, ex-alunos do colégio.

 

Música: Quarteto de Cordas 1

12 de Julho (quinta-feira) às 21h00 no Auditório de Joane

O projecto Fora de Portas pretende descentralizar a música durante 2012, levando-a às 69 freguesias do concelho de Guimarães. Através das diferentes formações de câmara da Fundação Orquestra Estúdio, a música será ouvida em locais de convívio e reunião da comunidade.

 

Vídeo: RioArte Vídeo/Arte contemporânea – Centro Sérgio Porto

12 de Julho (quinta-feira) às 21h30 na Fábrica ASA

A série RioArte Vídeo/Arte contemporânea faz parte, enquanto memória audiovisual, da historiografia da arte brasileira. Este é o terceiro e último ciclo de uma série de vídeos de arte contemporânea do Brasil, apresentados no âmbito da programação On.Off.

 

Performance: Procissão K2

12 a 14 de Julho (quinta-feira a sábado) às 19h00 nos Jardins do Palácio Vila Flor

“Procissão K2” é uma marcha única em que os intérpretes partilham crenças e histórias e vão abandonando as memórias ao longo do caminho percorrido. Com direcção e coreografia de Isabel Barros, “Procissão K2” conta com o contributo de jovens vimaranenses, que foram seleccionados durante oficina aberta à comunidade.

 

Conferência: Space in Time

13 a 15 de Julho (sexta-feira e domingo) pelas 21h30 na Associação Convívio

De entrada livre, este evento abrange um conjunto de debates, performances e happenings que juntam, de modo informal, diferentes circuitos artísticos, numa mistura entre arquitectura, design, cinema, fotografia e música.

 

Teatro de Marionetas: Feedback

13 a 15 de Julho (sexta-feira a domingo) às 21h30, Sexta-feira; às 17h00 e às 21h30, Sábado; às 11h00 e às 17h00, Domingo no Largo Cónego José Maria Gomes

No âmbito do projecto Kiosque de Marionetas a companhia Palmilha dentada leva ao Largo Cónego José Maria Gomes a peça vicentina “A Farsa de Inês Pereira”, adaptada ao formato de teatro de marionetas.

 

Teatro: Arraial

13 e 14 de Julho (sexta-feira e sábado) às 22h00 no Largo da Igreja de S. Francisco

Espectáculo de teatro-dança e música com a comunidade, este Arraial tem como mote de partida o Norte de Portugal com as suas festas e romarias, crenças e rituais, ventos frios e ares agrestes. Um Norte centrado nas regiões do Minho e Douro Litoral com epicentro no Porto e em Guimarães. Na música ao vivo, Arraial conta com a participação dos Dead Combo.

 

Música: Quarteto de Cordas 1

13 de Julho (quinta-feira) às 21h30 na Freguesia de Gonça

O projecto Fora de Portas pretende descentralizar a música durante 2012, levando-a às 69 freguesias do concelho de Guimarães. Através das diferentes formações de câmara da Fundação Orquestra Estúdio, a música será ouvida em locais de convívio e reunião da comunidade.

 

Música: Ibéria Dez Anos

14 de Julho (sábado) pelas 22h00 na Plataforma das Artes e da Criatividade

O guitarrista Manuel d’Oliveira, acompanhado por Carles Benavent e Jorge Pardo, no concerto “Ibéria Dez Anos”. O encontro dos três músicos presta tributo ao primeiro álbum de originais de Manuel d’Oliveira, intitulado “Ibéria”. O espectáculo prima pelo o cruzamento de sonoridades com diferentes estilos musicais que rondam o fado, o jazz, o flamenco e a música popular portuguesa.

 

Música: European Wind Quartet

14 de Julho (sábado) às 21h00 na Igreja de S. Torcato

O projecto Fora de Portas pretende descentralizar a música durante 2012, levando-a às 69 freguesias do concelho de Guimarães. Através das diferentes formações de câmara da Fundação Orquestra Estúdio, a música será ouvida em locais de convívio e reunião da comunidade.

 

Oficina: Sprint Instalação Sonora

14 e 15 de Julho (sábado e domingo) das 10h00 às 20h00 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

Este sprint tem como objectivo criar uma instalação artística sonora que use o som como meio de expressão. Serão utilizadas como referências várias obras contemporâneas e serão ponderadas diferentes formas de criação e controlo de movimento e som.

 

Música: Guimarães Camerata

14 de Julho (sábado) pelas 21h00 na Freguesia de Creixomil

O projecto Fora de Portas pretende descentralizar a música durante 2012, levando-a às 69 freguesias do concelho de Guimarães. Através das diferentes formações de câmara da Fundação Orquestra Estúdio, a música será ouvida em locais de convívio e reunião da comunidade.

 

Evento: Lindy Hop Portugal Festa Retro-Vintage

14 de Julho (sábado) às 22h00 na Fábrica ASA

Esta é uma festa que conta com a recriação do ambiente sedutor da época dourada de Swing. Ao som de Benny Goodman, Count Basie, Artie Shaw, Jimmie Lunceford e muitos outros, convidamo-lo a dançar Lindy Hop pela noite fora.

 

Ante-estreia: 4:44 – Último dia na Terra

15 de Julho (domingo) às 21h30 no CAE São Mamede

Candidato ao Leão de Ouro no último Festival de Veneza, o novo filme de Abel Ferrara é um exercício de claustrofobia num apartamento de Manhattan. Cisco e Skye são um casal nova-iorquino que se prepara para o último dia do planeta terra. Num ambiente de caos, a cidade aguarda as 4hh44 da manhã, hora a que está previsto um fenómeno natural que levará à destruição completa do planeta.

 

Música: O Cinema em Concerto pela Banda Musical de Pevidém

15 de Julho (domingo) a partir das 17h00 no CAE São Mamede

A Banda Musical de Pevidém leva ao CAE São Mamede uma actuação que contempla alguns dos temas musicais que marcaram o cinema internacional. No programa do espectáculo constam os temas de filmes como: “2001 Odisseia no Espaço” ; “O Feiticeiro de Oz”; “Casablanca”; “A Golpada” ; “O Fabuloso destino de Amélie”; “Cinema Paraíso”; “The Pink Panther”; “A Canção de Lisboa” ; “O Grande Ditador”; “Tempos Modernos”.

 

Video: Videogang – New Light Picture

15 de Julho (domingo) pelas 21h30 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

Nesta quinta sessão do VideoGang apresentar-se-á um conjunto de curtas e vídeos do colectivo New Light Picture, que surgiu à margem da lógica centralista da produção audiovisual. Sediados em Almancil, no Algarve, são um grupo de amigos que construiu um espírito de iniciativa e de desenrasque para conseguir concretizar uma base de produção sustentável que tem vindo a surpreender com as suas propostas de arrojo técnico com parcos recursos.

 

Oficina: Academia Krisis – Sessão Regular

15 de Julho (domingo) das 15h00 às 18h30 na Escola Secundária Francisco de Holanda

As sessões mensais da Academia Krisis, coordenadas pelo grupo Mão Morta com o encenador António Durães e vários artistas convidados, contam com cerca de 500 participantes, que são convidados a realizar um conjunto de exercícios e práticas transversais ao acto performativo.

 

Música: PicNic Play

15 de Julho (domingo) das 11h00 às 19h00 no Parque da Cidade

O Picnic Play vai ter música, desporto, animação, venda de alimentos, artesanato, workshops, dj’s, cinema, tenda chill-out, performances, etc. No fundo, o que propomos é que venha daí, passar uma tarde diferente, no Parque da Cidade.

Artigos Relacionados

PUB
Actividades CEC 2012 até Domingo
Quarta-feira, Junho 13, 2012

Consulte todas as iniciativa da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura até ao próximo Domingo, dia 17 de Junho.

Metal CEC Studio Band

13 de Junho (quarta-feira) às 21h30 nas Festas de Santo António de Cruz de Pedra

O projecto Fora de Portas pretende descentralizar a música durante 2012, levando-a às 69 freguesias do concelho de Guimarães. Através das diferentes formações de câmara da Fundação Orquestra Estúdio, a música será ouvida em locais de convívio e reunião da comunidade: nas igrejas, nos cafés, nas praças.

 

Mestres do Cinema de Animação

13 de Junho (quarta-feira) às 21h30 no CAE São Mamede

Uma sessão que conta com o talento cinematográfico de veteranos do cinema da animação. Para conversar com o público teremos Piet Kroon, vencedor de vários prémios com a sua obra T.R.A.N.S.I.T. que trabalha para Warner Bros, desde 1995. A não perder mais uma iniciativa da Extrapolar – Associação Cultural de Espinho em Guimarães 2012.

 

Teatro: Pedra Formosa

14 de Junho (quinta-feira) às 21h30 na Citânia de Briteiros (porta Norte)

Viriato, o grande lusitano que aterrorizava os romanos, inicia a Guerra do Fogo e cria um sonho que será perpetuado para sempre em terras Lusitanas e Galaicas, que dará a Portugal uma das suas mais valiosas pedras basilares. Uma pedra descoberta a partir das escavações de Francisco Martins Sarmento no Monte de S. Romão e que será recriada na Citânia de Briteiros. A entrada é livre e a organização aconselha a que os espectadores se façam acompanhar de um agasalho para fazer frente ao frio que se possa fazer sentir no local.

 

Teatro: As Aventuras e Desventuras do Gato das Botas

14 de Junho (quinta-feira) pelas 14h30 na EB1/JI de S. Faustino

Uma fusão entre a conhecida obra “O Gato das Botas” e a expressão “Guimarães esfola gatos e mata cães”. A encenação retrata um pobre jovem a quem a mãe deixa como herança um gato muito esperto e perspicaz, ajudando o seu amo a realizador um grande sonho: casar com a princesa.

 

Colóquio: Entre Comissários e Curadores – Os artistas e os livros

14 de Junho (quinta-feira) das 14h00 às 18h00 na Fábrica ASA

Programação que reúne diferentes protagonistas das artes e cultura actuais, configurando um triângulo geográfico entre Portugal, Brasil e Espanha (Galiza). A pragmática diferenciada de uma mesma língua discute ideias e obras; a proximidade geográfica questiona políticas e compara estratégias para o património, cultura e artes.

 

Cinema: Camera Etc

14 de Junho (quinta-feira) às 21h30 no CAE São Mamede

Esta sessão de cinema, que acontece no [CAE] São Mamede, traz-nos alguns dos melhores trabalhos produzidos no âmbito das oficinas Camera etc, um estúdio, situado na Bélgica, dedicado, essencialmente, a workshops de cinema de animação.

 

Workshop: Aula Prática de Desenho de Circuitos

14 de Junho (quinta-feira) das 20h00 às 24h00 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

Uma aula prática dedicada à aprendizagem do processo de criação de um circuito num programa de desenho assistido por computador. O objectivo é dotar os participantes dos conhecimentos necessários para a produção dos desenhos que poderão usar no futuro para fabricarem as suas placas de circuito impresso.

 

Vídeo: Rio Vídeo/arte Contemporânea – Centro Sérgio Porto

14 de Junho (quinta-feira) às 21h30 na Fábrica ASA

A série RioArte Vídeo/Arte contemporânea faz parte, enquanto memória audiovisual, da historiografia da arte brasileira. A abordagem dos trabalhos de artistas contemporâneos por cineastas e videomakers permitiu um diálogo produtivo entre as linguagens. A Série RioArte Vídeo/Arte Contemporânea, sem pretender ser videoarte, priorizou, desde o início, a difusão do que estava sendo produzido no momento da realização do Vídeo.

 

Dança: Cesena

14 e 15 de Junho (quinta-feira e sexta-feira) às 19h00 na Fábrica ASA

Este novo espectáculo pode quase ser o oposto de En Atendant, de 2010. Se nessa peça o crepúsculo se transformava imperceptivelmente em noite, em Cesena anuncia-se o nascer do dia. O palco é partilhado por 19 bailarinos e cantores que exploram os limites das suas capacidades.

 

Teatro: Histórias que me contaste no país das pessoas de pernas para o ar

14 a 16 de Junho (quinta-feira a sábado) pelas 15h00 no Centro de Criação de Candoso

Uma contadora de histórias e uma bailarina partilham narrativas sobre um país virado do avesso onde os finais dos contos são improváveis e quase descansam perto do lugar dos inícios. O mundo às avessas domina a narrativa, sublinhando que tudo está certo por mais que a razão nos diga que não.

 

Concerto: Festival FundaSound

15 e 16 de Junho (sexta-feira e sábado) às 23h00 no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor

O Festival FundaSound 2012 – 4ª Mostra de Música Pop de Guimarães é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Guimarães e integrada na programação de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, destinada a todos os projectos musicais que se enquadrem na Música Pop Contemporânea.

 

Música: Tim Green

15 de Junho (sexta-feira) pelas 00h00 no Before Project

À medida que o ano de 2012 se vai desenrolando, as muitas facetas e a destreza de Tim Green lançam reflexões em inúmeras direcções, iluminando o percurso musical e de pensamento levado a cabo pelo produtor britânico de 27 anos.

 

Inauguração da Exposição: Performance Architecture

16 de Junho (sábado) às 16h00 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

Piscinas nas fontes da cidade, uma máquina dedicada à elaboração de bancos de cimento, uma torre de blocos de feno, guarda-sóis gigantes feitos com recurso a roupa em segunda mão e estruturas de andaime, onde o movimento é traduzido em sons, são as cinco propostas originais que, durante 44 dias, podem ser apreciadas nas ruas da Capital Europeia da Cultura.

 

Inauguração da Exposição: Devir Menor

16 de Junho (sábado) pelas 18h00 na Sociedade Martins Sarmento

Comissariado por Inês Moreira e Susana Caló, a exposição pretende mostrar como pode a arquitectura estar ao serviço da comunidade. Os 45 artistas que integram o projecto trabalham no contexto da Ibero-América e afastam-se da metodologia tradicional da arquitectura, apresentando soluções arquitectónicas de pequena escala. Patente até 19 de Agosto.

 

Inauguração da Exposição: Emergências 2012 Novos Media

16 de Junho (sábado) às 22h00 na Fábrica ASA

Comissariado por Marta Menezes, o projecto desenvolve-se em torno da investigação na área dos novos media. A dicotomia de meios, reais – biológicos, físicos e químicos –, e virtuais – redes sociais e mundo digital – dá azo a uma reflexão sobre a forma como os novos media podem contribuir para alcançar novas audiências habitualmente afastadas das exposições de artes visuais.

 

Inauguração da Exposição: Documentando Dom Roberto

16 de Junho (sábado) das 14h30 às 19h00 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

Uma exposição feita de documentos do espólio de Ernesto de Sousa, contemporâneos à produção, realização e estreia do filme: imagens do making of, planos de filmagem, notícias do processo de produção, cartazes, memoria e recepção crítica criam uma câmara de informação e lembrança em torno de um trabalho ímpar do cinema português. Para ver até 11 de Julho.

 

Exposição: Vitrine Show

16 de Junho (sábado) das 14h30 às 19h00 nos Estabelecimentos Comerciais de Guimarães

Esta acção resulta de uma parceria com jovens estudantes de vitrinismo da escola profissional Cenatex e pretende realçar a importância da criatividade no processo de comunicação associado à actividade económica, criando para isso um roteiro de vitrines intervencionadas no centro histórico. Patente até 30 de Junho.

 

Performance: Maudits Sonnants

16 de Junho (sábado) às 23h00 no Largo do Toural

Trata-se de uma performance multidisciplinar, da companhia Le Transe Express, que conjuga diferentes disciplinas artísticas: dança, teatro, música e arte plástica. A companhia visita a Capital Europeia da Cultura com “Maudits Sonnants” – uma performance com um forte poder visual, na qual os artistas são elevados num aparato com pequenos sinos que acompanham os movimentos dos actores em acrobacias.

 

Teatro: Dominus Iustitia

16 de Junho (sábado) às 21h30 no Parque da Ínsula (São João de Ponte)

Um espectáculo que pretende homenagear o espírito crítico de Gil Vicente e mostrar que o que foi escrito outrora pode perfeitamente resultar num contexto de características idênticas, contudo adaptando as figuras que melhor se encaixam no quotidiano vimaranense.

 

Cinema: Dom Roberto

16 de Junho (sábado) às 21h30 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

O tema central é a vida miserável de um vagabundo sonhador da cidade de Lisboa, João Barbelas, a quem os garotos deram a alcunha de "Dom Roberto" por o verem deambular com o seu teatro ambulante de fantoches pelas ruas da cidade.

 

Workshop: Sprint Instalação Cinética

16 e 17 de Junho (sábado e domingo) das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

Este sprint tem como objectivo criar uma instalação cinética que use o movimento como meio de expressão. Serão utilizadas como referências várias obras de Kinetic Art (Arte Cinética) – uma prática artística contemporânea reconhecida – e serão ponderadas diferentes formas de criação e controlo de movimento.

 

Concerto: Eta Carinae

16 de Junho (sábado) às 22h00 na Fábrica ASA – Espaço On/Off

Ao lado dos parceiros Catarina Rosa (vocalista e percussão), Rapha Groove (baixo) e Sanzyo dub (bateria e samplers), a banda aposta num perfeito casamento entre os elementos e batidas electrónicas com a música orgânica. Colocam-se num mesmo caldeirão ritmos regionais e brasileiros como o forró e o samba, que misturados e temperados com rock, drum & bass, electro e dub, resultam numa música que é o retrato da aldeia global em que vivemos nos dias de hoje.

 

Projecto: Mãos Dadas

16 de Junho (sábado) às 14h00 na Escola Secundária Francisco de Holanda e Espaço Público

A iniciativa começa com uma marcha com cerca de mil cidadãos, desde S. Torcato até à Escola Secundária Francisco de Holanda, onde o público é convidado a visitar a abertura da exposição “Mãos Dadas” – resultante da residência artística “Conte-nos o seu sítio”. O programa do dia termina com um piquenique colectivo, que conta com actuações de grupos folclóricos e tocadores de concertina.

 

Oficina: Academia Krisis – Sessão regular

17 de Junho (domingo) das 15h00 às 18h00 na Escola Secundária Francisco de Holanda e Espaço Público

Trata-se de um conjunto de sessões mensais em que os cerca de 500 participantes são convidados a realizar um conjunto de exercícios e práticas transversais ao ato performativo. Os encontros realizam-se ao longo do ano lectivo – um domingo por mês, durante a tarde.

 

Cinema: Tronco & Nu

17 de Junho (domingo) às 21h30 no CAE São Mamede

Durante uma estadia em Viana do Alentejo, Regina Guimarães e Saguenail filmaram pessoas e trabalhos da terra. Agora, numa produção Hélastre, estes resistentes do cinema independente trazem às pessoas e ao lugar o resultado da filmagem, numa produção Hélastre. Dois filmes para uma noite de encontro, partilha e conversa, no Castelo da Vila.

 

Cinema: Menina dos Olhos

17 de Junho (domingo) às 21h30 no CAE São Mamede

A par de uma visitação poética das festividade vimaranenses de Santa Luzia, o presente projecto, de natureza para documental, interrogará formas de enamoramento e namoro, de outros e destes tempos, no contexto da cidade de Guimarães, bem como, pese embora a crença de que o amor é cego, a importância do olhar no despoletar e no desenvolver da relação amorosa.

Artigos Relacionados

PUB
Actividades CEC 2012 até Domingo
Quarta-feira, Maio 30, 2012

Consulte todas as iniciativa da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura até ao próximo Domingo, dia 3 de Junho.

Cinema: Ciclo Castelos de Cinema

“Fugiu um Condenado à Morte” – 30 de Maio (quarta-feira) – 21h30 – Paço dos Duques de Bragança

“After School – Depois das Aulas” – 31 de Maio (quinta-feira) – 21h30 – Paço dos Duques de Bragança

“Road to Nowhere – Sem Destino” – 1 de Junho (sexta-feira) – 21h30 – Paço dos Duques de Bragança

“Vem e Vê” – 2 de Junho (sábado) – 21h30 – Paço dos Duques de Bragança

O ciclo Castelos de Cinema apresenta um conjunto de obras cinematográficas que abordam os castelos enquanto estruturas reais e fortalezas de ideias.

 

Performance: Debout de bois

29 a 31 de Maio (terça-feira a quinta-feira), às 15h, dia 29 / 10h, dia 30 e 31 de Maio no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor

Trata-se de um espectáculo de circo de objectos, baseado no movimento, na acrobacia e na manipulação de um tronco de árvore que é ao mesmo tempo parceiro, aparelho de circo e instrumento de música.

 

Cinema: Mostra de Cinema de Animação

30 de Maio (quarta-feira) às 17h00 na Fábrica ASA – Espaço On/Off

Esta mostra é o resultado do trabalho das formaçoÞes do Colectivo Fotograma 24 e filmes de animaçaÞo nacional e internacional. É possível assistir a: "Nós Terra"; "Ovelha Azul"; "Mesa"; "Conservar"; "O lápis que não sabia escrever"; "À maré da maré"; "Café de mila" e "Mais perto das nuvens, mais perto dos sonhos".

 

Workshop: Cursos de Fotografia Estenopeica

31 de Maio a 2 de Junho (quinta-feira a sábado) das 18h00 às 21h00, 31 de Maio e 1 de Junho / das 10h00 às 12h30 e das 14h às 18h, 2 de Junho na Sede do Cineclube de Guimarães

O curso dirige-se ao público com idade superior a 15 anos e gosto pela fotografia. Trata-se de um projecto que conjuga o mecanismo da fotografia e da imagem com o espaço em que se realiza, o património imaterial de Guimarães.

 

Teatro: As aventuras e desventuras do Gato das Botas

31 de Maio (quinta-feira) às 14h30 no Centro Escolar de Ponte

Esta peça emana da fusão entre a expressão “Guimarães esfola gatos e mata cães” que faz alusão às indústrias de curtumes e cutelarias, e a conhecida obra “O gato das botas”.

 

Teatro: Dominus Iustitia

31 de Maio (quinta-feira) às 21h30 no Auditório da Universidade do Minho

O espectáculo pretende homenagear o espírito crítico de Gil Vicente e mostrar que o que foi escrito outrora pode perfeitamente resultar num texto de características idênticas, adaptado a figuras que melhor se encaixam no quotidiano vimaranense.

 

Concerto: Michael Gira

31 de Maio (quinta-feira), pelas 22h00 no Centro Cultural Vila Flor

Figura maior da banda de culto do post-punk nova-iorquino dos anos 80 e 90, Swans, Michael Gira apresenta-se a solo para um concerto intimista e numa relação extrema de proximidade com as canções que habitualmente escreve de forma despreocupada na sua guitarra.

 

Abertura da Feira: Heimtextil

1 de Junho (sexta-feira) às 21h30 no Instituto de Design

De 1 a 17 de Junho, Guimarães faz uma exposição do Fórum de Tendências das empresas portuguesas e dar uma ideia do ambiente que se vive durante esses 4 dias tão importantes para a indústria e para a cidade.

 

Abertura da Exposição: Hairchitecture – Projecto da FAHR 021.3 & GIJO

1 de Junho (sexta-feira) das 10h00 – 20h00 no Espaço Pavico – Gráfica Miranda

Aliando arquitectura e hairstyle a exposição tem como conceito “cabelo condicionador do espaço”. Usando o tecido num sentido figurado do cabelo criam-se volumes através de processo digitais que permitem ao visitante experimentar e percorrer passo a passo todo o desenvolvimento da iniciativa.

 

Teatro: Stones

1 e 2 de Junho (sexta-feira e sábado) às 22h00 no Largo da Oliveira

O objectivo desta companhia é criar e apresentar propostas de teatro únicas, baseadas na análise do comportamento humano e na sua representação através de uma de linguagem original e universal.

 

Concerto: We Trust

1 de Junho (sexta-feira) às 22h00 no CAE São Mamede

Uma das bandas revelação do panorama musical português estará em Guimarães para apresentar o espectáculo que levará, este ano, ao festival Optimus Primavera Sound.

 

Sessão de contos: Rádio Historiofónica – Guimarães Falando para o Mundo

1 e 2 de Junho (sexta-feira e sábado) às 21h00, dia 1 e às 17h00, dia 2 na Escola EB 2,3 Abação, Freguesia de Abação

Um espectáculo radiofónico ao vivo, com histórias contadas pelo Sr. Guimarães, um locutor/narrador que interpreta todas as personagens, utilizando para isso recursos como pequenos adereços, técnicas de sonoplastia e efeitos de música incidental.

 

Design: Sinalética Ampliada

1 de Junho (sexta-feira) no Espaço Público

Construção de três instalações temporárias baseadas na sinalética base do projecto Descobrir Guimarães. Cada uma delas situar-se-á próximo dum local de referência do respectivo percurso, e será materializada com materiais coerentes com o tema em causa.A acção decorre até 30 de Junho.

 

Performance: Gente – Terra

2 Junho (sábado) às 14h00 na Praça de Santiago

Numa partilha performativa de pessoas comuns construímos uma identidade para cada praça. A proposta foi lançada às 69 freguesias do concelho de Guimarães e a pessoas de todas as idades.

 

Inauguração da Exposição: Oficinas da Imagem

2 de Junho (sábado) às 16h00 na Associação Comercial e Industrial de Guimarães

Oficinas da Imagem lançou às escolas do concelho de Guimarães o desafio de explorar o “Olhar”, “Lugar” e o “Corpo”. Neste momento é inaugurado o primeiro ciclo de exposições patentes no âmbito da programação da Capital Europeia da Cultura. A mostra está patente até 16 de Junho

 

Design: Pop Up

2 de Junho (sábado) das 16h30 às 22h00 no Instituto de Design

Os 6 designers seleccionados ocuparão as “lojas” do Instituto do Design e terão como tarefa mostrar os seus projectos e interagir com os empresários, industriais e personalidades da área da moda, durante os eventos a acontecer nesse período no mesmo espaço, bem como com o público, no sentido de escutar opiniões que possam contribuir para o processo criativo e criar ligações à indústria da moda.

 

Projecto: História do Futuro

 2 de Junho (sábado) às 15h00 na Escola Secundária Francisco de Holanda

Este projecto envolve estudantes de todas as escolas secundárias e profissionais do concelho que representam a Capital Europeia da Cultura portuguesa neste projecto conjunto com Maribor 2012. Os trabalhos do projecto têm como objectivo principal a elaboração de textos pessoais ou de grupo que reflictam a perspectiva de futuro dos seus autores.

 

Lançamento: Concursos de Fotografia e Ilustração

2 de Junho (sábado) pelas 15h30 na Biblioteca Raul Brandão

O conhecido publicitário e escritor Edson Athayde apresenta os contornos dos concursos de fotografia e de ilustração para o livro que está a escrever no âmbito da Capital Europeia da Cultura, “Jonas vai morrer”. O objectivo é o de seleccionar 10 ilustrações e 10 fotografias que farão parte da 1ª edição da obra.

 

Workshop: Stop Motion

2 e 3 de Junho (sábado e domingo) das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

O Stop Motion é uma técnica que utiliza a disposição sequencial de diferentes fotografias do mesmo objecto inanimado para simular o seu movimento. Os participantes aprenderão as técnicas do Stop Motion utilizando diversos materiais, acrescentando posteriormente efeitos sonoros, voz e/ou música.

 

Abertura da exposição: Colecção Mário Altavilla Canijo

2 de Junho (sábado) às 22h00 na Fábrica ASA – Espaço On/Off

Em exposição vai estar uma coleção privada de Mário Altavilla Canijo da qual fazem parte, na sua grande maioria, obras de artistas que surgiram na cidade do Porto no âmbito do surgimento do espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos.

 

Oficina: Ninhos de Objectos

2 e 3 de Junho (sábado e domingo) às 10h00 e às 11h30 no Centro Cultural Vila Flor

Pequenos e graúdos a experimentar pequenos momentos artísticos e sensoriais na oficina “Ninho de Sons”. Esta iniciativa integrada no projecto “Ninhos” – dividido em quatro vertentes “Ninho de Sons”, Ninho do Corpo”, “Ninho de Objectos” e “Ninho de Cores”

 

Abertura da Exposição: Anjos Hoje

2 de Junho (sábado) às 21h30 no Museu Alberto Sampaio

Integrada na exposição Angelorum – Mil Anos de Anjos em Portugal, a exposição temporária Anjos Hoje apresenta-se como uma visão contemporânea da imagem dos Anjos, segundo as perspectivas dos artistas plásticos Paulo Neves e Catarina Machado.

 

Concerto: Orquestra Sinfónica Portuguesa

2 de Junho (sábado) às 22h00 no Centro Cultural Vila Flor

Sob a batuta de Martin André, a Orquestra Sinfónica Portuguesa respondeu sim ao convite de Guimarães 2012 para mostrar como conquistou, desde a sua fundação em 1993, um lugar insubstituível no coração de todos os melómanos nacionais e como o som dos seus naipes já se ouve bem fora de fronteiras

 

Inauguração da Exposição: Flatland (Redux)

2 de Junho (sábado) às 18h00 no Centro Cultural Vila Flor

A exposição, patente até 16 de Setembro, inclui obras de João Queiroz, Julie Mehretu, Michael Biberstein e Michael Borremans, artistas que têm desenvolvido projectos em pintura em direcções muito diversas, reactivando a memória e a história da pintura em sentidos particularmente actuantes.

 

Concerto: Batuta – Bando de Pios

3 de Junho (domingo) às 17h00 na Fábrica ASA – Espaço On/Off

Este concerto é o resultado de uma residência artística que decorreu de 28 de Maio a 3 de Junho. Trata-se de um projecto de criaçaÞo com a comunidade local que visou a construção colectiva de objectos audio-visuais e plaìsticos relacionados com a ideia de composição como exercício para o desenvolvimento do sentido criìtico.

 

Música: Guimarães Camerata

3 de Junho (domingo) às 15h00 no Centro Social Freguesia de Silvares

O projecto Fora de Portas pretende descentralizar a música durante 2012, levando-a às 69 freguesias do concelho de Guimarães. Através das diferentes formações de câmara da Fundação Orquestra Estúdio, a música será ouvida em locais de convívio e reunião da comunidade: nas igrejas, nos cafés, nas praças. Todos estão convidados porque Todos Fazemos Parte!

 

Cinema: O Fantasma do Novais

3 de Junho (domingo) às 21h30 no CAE São Mamede

A realizadora Margarida Gil apresenta a história de Ana (Cleia Almeida) tenta desesperadamente acabar um trabalho de pesquisa sobre Joaquim Novais Teixeira, orgulhoso vimaranense desaparecido em Paris em 1972.

Artigos Relacionados