PUB
ASMAV assinala 150 anos com programa evocativo do 5 de Outubro
Sexta-feira, Setembro 30, 2016

No dia em que se assinala o dia da implantação da República em Portugal a Associação Artística Vimaranense retoma o seu programa comemorativo dos 150 anos.

A Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense (ASMAV) comemora em 2016 o seu 150.º aniversário. Esta entidade tem desenvolvido ao longo do ano de 2016 um programa comemorativo, que é retomado no próximo dia 5 de Outubro, dia em que se assinala a implantação da república em Portugal.

O programa comemorativo será marcado pela inauguração de um busto da República, que ficará localizado junto à sede da ASMAV, na Rua Gil Vicente em Guimarães. O busto, da autoria de Adália Alberto, será uma oferta da associação mutualista à cidade de Guimarães.

A inauguração está marcada para o dia 5 de Outubro, às 17.30 horas. A seguir à cerimónia de inauguração do busto da República, a Academia de Música Valentim Moreira de Sá dará um concerto, no mesmo local.

As comemorações começam, contudo, ao virar da meia-noite para o dia 5 de Outubro, altura em que uma “Marcha Republicana” percorrerá algumas ruas da cidade e prestará homenagem a duas personalidades vimaranenses – Eduardo Almeida e Mariano Felgueiras. Pelas 17 horas, será inaugurada a exposição “António Arnaut – Quadros e Livros de uma Vida”, na sede da ASMAV.

No sábado, 8 de Outubro, decorrerá uma noite temática de fados na sede da ASMAV, sob o espectro da República.

No dia 15 de Outubro, pelas 15.30 horas está já marcada uma conferência, com José Adelino Maltez intitulada “República – Mátria e Pátria. O local será a sede da ASMAV.