AMAVE propõe Operação Integrada de Desenvolvimento para superar crise da Região
Quarta-feira, Janeiro 11, 2006

Na tomada de posse como presidente da AMAVE – Associação de Municípios do Vale do Ave, Castro Fernandes, autarca de St.º Tirso, anunciou que a associação vai solicitar ao Governo a instituição de uma nova Operação Integrada de Desenvolvimento (OID), semelhante à que vigorou em 1990.

Numa cerimónia realizada em Guimarães, no passado dia 10, o novo presidente da associação referiu que o objectivo da OID é criar condições para ultrapassar a crise que afecta a Região, canalizando meios financeiros para a operacionalização de um plano estratégico. A aposta na inovação e modernização e o combate ao desemprego serão as prioridades desse plano.

Neste mandato que agora começa, a AMAVE pretende avançar com o projecto da nova Via do Ave e conseguir a requalificação da VIM – Via Intermunicipal.

Na tomada de posse foram também abordados temas como a fusão das Águas do Cavado com as Águas do Ave – deixando claro que só se avançará para a fusão, casa haja uninimidade entre os autarcas – e como a gestão dos resíduos sólidos urbanos – sendo referida a construção de um novo aterro, em Fafe, até 2009.

Artigos Relacionados