PUB
AIMinho apresenta plano para 2006. MinhoPark será aberto este mês.
Domingo, Janeiro 8, 2006

A AIMinho prevê arrancar este mês com um novo projecto na área da qualificação dos recursos humanos, referiu António Marques, num encontro com a imprensa no passado dia 06. Valor Humano é o nome do projecto que pretende aprofundar “domínios que não foram tratados até ao momento, decisivos para as empresas, como sejam a energia […]

A AIMinho prevê arrancar este mês com um novo projecto na área da qualificação dos recursos humanos, referiu António Marques, num encontro com a imprensa no passado dia 06.

Valor Humano é o nome do projecto que pretende aprofundar “domínios que não foram tratados até ao momento, decisivos para as empresas, como sejam a energia e a internacionalização”. António Marques relembrou, assim, a importância da internacionalização para o crescimento do país.

O Valor Humano é um projecto que vai abarcar não só os dirigentes e empresários, mas também os colaboradores das empresas.

O Presidente da AIMinho referiu também o projecto Clínica PME “onde estamos a trabalhar em parceria com outras associações empresariais, como a Oficina da Inovação e com a ADRAVE, em Famalicão”.

Ainda na área da qualificação dos recursos humanos, a AIMinho criou um sistema de comunicação e sensibilização com as empresas. Com este projecto a associação procura sensibilizar as empresas para a obrigatoriedade de levarem a cabo 25 horas de formação em 2006.

O discurso de cooperação e parceria nas áreas da inovação e do empreendedorismo é para continuar, assegurou António Marques. A AIMinho continuará a trabalhar com os seus parceiros, aprofundando em 2006 projectos como o IEMinho, o SIM@empresas e diferentes acções em parceria com a Oficina da Inovação.

Com arranque programado para o início de 2006, o IEMinho consiste numa parceria entre a AIMinho, a Associação Comercial de Braga, a UM, o IDITE-Minho e a Câmara Municipal de Vila Verde. Segundo António Marques o IEMinho é um projecto notável que “junta à mesma mesa a investigação, o ensino, os centros tecnológicos, as autarquias locais e portanto é algo que estamos muito felizes por levar a cabo”.

A novidade no que diz respeito à area da inovação e do empreendedorismo é o sim@empresas, um projecto realizado em parceria com o Braga Digital. Esta será uma ferramenta facilitadora para apoiar as 7 mil empresas do concelho de Braga. As empresas serão georeferenciadas e os seus negócios promovidos.

Ainda este mês será aberto o MinhoPark, um projecto na área da tecnologia que visa modernizar o tecido empresarial, bem como ser um factor decisivo para a captação de investimento para a região. Além disso, “o MinhoPark tem de alterar o tipo de emprego da região”, acrescentou o Presidente da associação.

O aprofundamento da relação da eurorregião Galiza/Norte de Portugal foi outro dos temas referenciados por António Marques. Neste âmbito, o presidente da AIMinho pretende dinamizar as relações comerciais. “A Galiza é um mercado obrigatório”, alertou.

António Marques aproveitou ainda a ocasião para revelar a sua satisfação no que diz respeito ao recuo do governo em relação à subida dos preços da energia e deixou claro o esforço da AIMinho, da CIP, da AEP e da AIP nesta matéria.

Fonte: AIMinho

Artigos Relacionados