PUB
A Finlândia na presidência da União Europeia
Terça-feira, Julho 4, 2006

A Finlândia recebeu o testemunho da Áustria na presidência da União Europeia. Entre prioridades estão a preparação do debate sobre o tratado constitucional europeu e o alargamento da união.

A Finlândia, que assumiu no passado dia 1 de Julho a Presidência da União Europeia (EU), e terá, segundo o primeiro-ministro finlandês, como prioridade relançar o debate sobre o tratado constitucional europeu. A presidência rotativa da EU durará até ao final do ano.

O debate sobre a assumpção de um único tratado fundamental para a EU foi abruptamente interrompido depois das rejeições por parte da França e da Holanda. Estes dois países terão no próximo ano eleições o que poderá abrir caminho para o relançamento do debate.

Outros temas na agenda da presidência finlandesa são os processos de alargamento da União Europeia, com a integração da Roménia e da Bulgária (a correr bem) já no início próximo ano. As negociações com a Turquia continuam, embora com alguma tensão, já que a Turquia continua a não reconhecer Chipre, que integra já a UE. Outras prioridades serão os dossiers sobre a inovação e energia, que incluem negociações com a Rússia.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados