PUB
A Escola Secundária Caldas das Taipas foi uma das 21 escolas secundárias inauguradas, por todo o país, no dia 29 de Janeiro.
Domingo, Janeiro 30, 2011

A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado Adjunto da Educação, Alexandre Ventura, em representação do governo.

Coube ao Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Ventura, ladeado pela vereadora Francisca Abreu e pelo director da escola, José Augusto Araújo, o descerrar da placa alusiva à inauguração dos edifícios modernizados desta escola secundária.

Após este momento, os diversos convidados e demais público presente puderam visitar toda a área intervencionada pela Parque Escolar, EPE, empresa criada pelo estado em 2007.

A intervenção executada pela Parque Escolar na secundária da vila de Caldas Taipas caracterizou-se pela construção de um novo edifício onde estão concentradas todas as actividades não lectivas. A biblioteca, os serviços de secretaria, os espaços de atendimento de encarregados de educação, a designada loja do aluno (venda de material, senhas e reprografia) e as instalações ocupadas pelo Centro de Novas Oportunidades partilham um amplo átrio de recepção da escola. Neste edifício construído de raiz localizam-se os espaços de cafetaria e refeitório, espaços de trabalho e de pausa para os professores e os respectivos gabinetes da direcção e assessoria.

Foi construído um novo corpo onde estão instaladas as salas de componente mais técnica e científica, caso de salas para a informática e laboratórios, bem como outras salas para fins mais específicos. Os quatro antigos blocos de aula existentes desde a sua abertura no ano lectivo 1987/88 foram totalmente remodelados estando as salas de aula equipadas com computador e projector multimédia e algumas delas com quadros interactivos.

Nesta remodelação foi ainda contemplada a construção do tão reivindicado pavilhão gimnodesportivo e uma remodelação total dos espaços exteriores.

Foi um pouco esta apresentação que aos convidados foi dado ver, numa visita conduzida por José Augusto Araújo, director da Escola Secundária de Caldas das Taipas. No final da visita, realizou-se uma sessão oficial no novo auditório da escola secundária, registando-se as intervenções do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães e do Director da Escola.