ADRAVE participa nas Jornadas Gastronómicas em Sevilha de 28 a 31 de Março
Quinta-feira, Março 23, 2006

Vale do Ave representado em certame gastronómico, onde serão apresentados alguns dos produtos de excelência da região

Os parceiros do projecto “GASTRA – Gastronomia Tradicional como Impulso do Património Cultural”, aprovado pela iniciativa comunitária INTERREG III B – Sudoeste Europeu, vão promover em Sevilha de 28 a 31 de Março Jornadas Gastronómicas, alusivas aos diferentes municípios GASTRA (Espanha, França e Portugal – Vale do Ave).

A riqueza gastronómica do Vale do Ave tem como fio condutor a sua qualidade e autenticidade, com o origem na qualidade dos produtos utilizados na sua confecção e pela forma como os alimentos são preparados, proveniente de sabedorias seculares, usos e costumes da região.

É esta gastronomia que a ADRAVE irá divulgar nas Jornadas Gastronómicas em Sevilha, através da realização de uma Demonstração Gastronómica e da preparação de um Almoço Típico, em que o prato eleito será “Bacalhau Assado com Batatas a Murro”. A ADRAVE participará, também, numa Degustação Gastronómica.

Um indispensável complemento à gastronomia é o Vinho, neste caso o Verde, pertencendo o Vale do Ave à Região Demarcada do Vinho Verde. O Vinho Verde da região será, também, divulgado e saboreado nas Jornadas Gastronómicas.

Dada a dimensão transnacional das Jornadas Gastronómicas, a ADRAVE vai, ainda, proferir uma comunicação subordinada ao tema “Gastronomia – um Produto Turístico Estratégico para o Vale do Ave”, onde se pretende dar a conhecer os esforços organizativos da região em preservar, organizar e divulgar a Gastronomia Tradicional enquanto produto turístico.
Com o projecto GASTRA, que será desenvolvido até 2007, pretende-se criar uma Rede de Estabelecimentos de Gastronomia Tradicional de Cariz Europeu, na qual a Gastronomia do Vale do Ave ganhará visibilidade, associada a uma matriz europeia. Este projecto contribuirá, também, para a consolidação empresarial dos agentes que trabalham no sector da gastronomia tradicional.

Durante o período de execução do projecto para além da Rede de Estabelecimentos de Gastronomia Tradicional serão também aplicadas as técnicas de Benchmarking ou seja o intercâmbio de experiências no âmbito gastronómico – cultural em destinos turísticos de êxito e criado um pacote de produtos turísticos GASTRA sendo igualmente desenvolvidas acções formativas para os empresários e agentes do sector de gastronomia tradicional.

PUB

Artigos Relacionados