PUB
ACIG inaugura salão multifunções com exposição de Cutelarias
Quinta-feira, Fevereiro 9, 2012

A Associação Comercial e Industrial de Guimarães apresentou aos jornalistas o seu novo espaço multifuncional que irá receber, em Outubro, a exposição “Cutelarias de Guimarães”.

Numa exposição que irá decorrer entre Outubro e Dezembro próximos, a Associação Comercial e Industrial de Guimarães (ACIG), pretende dar a conhecer aos vimaranenses o espólio relativo à história e desenvolvimento da indústria da cutelaria no concelho de Guimarães.

Para conseguir reunir a maior quantidade de material possível, os responsáveis pela organização do evento apelam à colaboração de todos aqueles que tenham em sua posse material relativo a esta indústria que tem especial ligação às freguesias de Creixomil e Caldas das Taipas.

Na apresentação do evento, realizada no passado dia 6 de Fevereiro, os jornalistas presentes já puderam observar uma pequena mostra do que poderá ser a exposição e ouviram Manuel Martins, em representação da ACIG, dar conta que um dos objectivos desta iniciativa passa pela produção de “algo inédito: a criação de um catálogo de marcas de cutelarias existentes em Portugal”.

A preparação desta exposição vai contar ainda com a colaboração de Lopes Cordeiro, professor universitário e investigador na área do património industrial, Carlos Marques, entusiasta e estudioso desta indústria e Isabel Fernandes do Museu Alberto Sampaio.

A iniciativa, que vai ainda contar com a colaboração e envolvimento dos alunos da Escola EB2,3 das Taipas e da Escola Profissional CISAVE, já tem um blog que pretende ser um meio de divulgação do material entretanto recolhido e, ao mesmo tempo, uma ferramenta que possa fazer transparecer a evolução da preparação da exposição.