PUB
AAUMinho conquista bi-campeonato
Quinta-feira, Abril 24, 2008

A equipa de voleibol feminino Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) conquistou ontem, pelo segundo ano consecutivo, o Campeonato Nacional Universitário (CNU).

A formação minhota fez um percurso imaculado durante a prova, não consentindo nenhum set até chegar à final. As estudantes da academia minhota acabaram por perder apenas um set no jogo que dava acesso ao primeiro lugar, contra a Associação Académica de Coimbra (AAC), registo este que pouco ou nada alterou ao resultado final, vitória favorável à AAUMinho por 3-1.

A partida final começou com a AAUMinho mais forte. As minhotas adiantaram-se no marcador, vencendo dois sets, pelos parciais de 25-19 e 25-21. A briosa equilibrou e reduziu para 2-1 (22-25). Contudo, a AAUMinho estava já embalada para a vitória e cilindrou a equipa de Coimbra, no quarto e último set, por uma diferença de doze pontos (25-21).

Após os festejos, o treinador da AAUMinho fez o balanço da prova: “Correu tudo mais ou menos como nós tínhamos previsto. Passamos por uma primeira fase muito fácil e por meia-final e final mais fortes. Ganhamos cinco jogos e só consentimos um único set, por isso acho chegamos ao ouro com todo o mérito”.

O técnico da equipa do Minho revelou ainda que na final a sua equipa podia “ter feito um bocadinho melhor no terceiro set”, ganho pela AAC, mas que mesmo assim “a vitória acabou por surgir naturalmente”. Embora o conjunto de Coimbra seja “mais forte colectivamente”, João Lucas admitiu que foram as individualidades da sua equipa a marcar a diferença.

Na luta pelo bronze, a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) cumpriu as expectativas e derrotou a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) no jogo que decidia o terceiro e quarto lugares, por 3-1. Para o treinador da equipa portuense, Tiago Pinhal, o objectivo para este CNU passava por “chegar à final”, mas o sorteio ditou um confronto logo nas meias-finais contra à AAUMinho e isso “não foi possível”, afirmou. “Talvez se tivéssemos tido cá todas as jogadoras lhes pudéssemos [AAUMinho] fazer frente”, concluiu.

Na competição masculina, vão encontrar-se no jogo da final as duas melhores equipas da prova – a Associação de Estudantes do Instituo Superior da Maia (AEISMAI) defronta a rival FADEUP.

O terceiro lugar do campeonato foi discutido entre as associações do Instituto Superior Técnico (AEIST) e da Universidade da Madeira (AAUMa). Os insulares acabaram por levar a melhor sobre os estudantes do Técnico, vencendo a partida por 3-1.

Após a conquista do bronze, o técnico da AAUMa, Paulo Barreto, explicou que este não era o resultado esperado. “ O nosso desejo era estar na final e se possível sermos campeões”. Mesmo assim, “estavam aqui muitas equipas com bom nível e por isso o terceiro lugar já pode ser considerado uma boa classificação”, afirmou.

Texto: Carlos Daniel Rego
Foto: Nuno Gonçalves

Parceria com o Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho.

Artigos Relacionados