PUB
AAUMinho com golpes dourados no Karaté
Quarta-feira, Maio 13, 2009

O karateca da AAUMinho, Filipe Silva, foi a grande vencedora do TNU de Karaté ao bater na final da categoria mais espectacular (+70kg) o seu adversário da AAUMadeira, Luís Ascensão por 7-0. A academia minhota conquistou ainda mais duas medalhas de bronze na variante de Katas.

A Universidade do Minho foi pela segunda vez na sua história, o palco para mais uma organização de um Torneio Nacional Universitário (TNU) de Karaté. Realizada no passado dia 2 de Maio, esta prova contou apenas com a presença de cerca de 50 atletas, em parte devido à proximidade do próximo Europeu da especialidade.

A própria AAUMinho sofreu directamente com isto, pois viu-se privada de um conjunto de atletas que estão inseridos no programa TUTORUM e que irão representar Portugal nessa competição.

As primeiras medalhas do dia a serem conquistadas para a AAUMinho foram através dos karatecas João Gomes e Nazaré Lopes, que conquistaram ambos a medalha de bronze na variante de katas.

Terminada que estava esta variante, procedeu-se ao início da variante Kumité (combates). No feminino, realizou-se apenas a categoria Open (sem limite de peso) e que teve como grande vencedora a atleta da UPorto, Ana Linhas.

No masculino, a competição decorreu nas categorias de -70kg e +70kg. Na primeira destas categorias, o vencedor foi o atleta da UPorto, Jorge Machado. Na categoria de +70kg, o vencedor foi o atleta da AAUMinho, Filipe Silva, que “bateu em tudo e todos” até finalmente conquistar o precioso ouro.

Apesar do número de atletas não ter sido o esperado, quem assistiu aos combates não deu o seu tempo por perdido, pois houve grandes momentos karaté, com pontapés rotativos e outros espectaculares golpes típicos do lendário Chuck Norris.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves*

* em colaboração com o Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho.

Artigos Relacionados