PUB
AAUMinho alcança segundo lugar
Segunda-feira, Novembro 26, 2007

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) participouno I Torneio de Apuramento (TA) de Futebol que se realizou em Viseu nos dias 19 e 20 de Novembro. A equipa minhota conseguiu um motivador 2.º lugar, o que lhe abre excelentes perspectivas para a Fase Final do Campeonato Nacional Universitário (CNU).

Num torneio com dois grupos de três equipas, a equipa minhota disputou o acesso às meias-finais com o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) e com a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD).

No primeiro jogo a AAUMinho levou de vencida por 2-1 a equipa de Vila Real. Foi um jogo intenso, com bastantes ocasiões de perigo. A equipa minhota entrou mal no encontro, sofrendo logo um golo. No entanto, essa foi a única oportunidade de perigo que a equipa da AAUTAD criou. A AAUMinho controlou toda a partida e foi com alguma facilidade que chegou ao golo do empate. O treinador da equipa do Minho, Michael Ribeiro, tirou um “coelho da cartola” e meteu em campo Pedro Antunes. O futuro engenheiro civil não precisou de muito tempo para, após um livre directo, marcar o golo que daria a vitória à equipa minhota, trazendo assim justiça ao marcador.

No segundo jogo da competição a AAUMinho defrontou o IPLeiria. Já com o apuramento garantido, esta partida servia apenas para apurar o primeiro e o segundo lugar no grupo. Neste jogo a equipa da cidade do Liz foi mais forte, batendo os minhotos por duas bolas a uma. Foi um jogo bastante disputado e jogado sobre fortes chuvadas. O estado do terreno era muito mau e os jogadores minhotos, mais tecnicistas, tiveram muita dificuldade para desenvolver o seu fio de jogo. A equipa leiriense marcou primeiro num grande remate de fora da área. A equipa minhota controlava o ritmo de jogo e também a posse de bola, mas não conseguia chegar à baliza adversária com perigo. As duas equipas ainda tiveram tempo para falhar dois penalties e só na segunda parte é que a AAUMinho conseguiu chegar ao golo do empate, numa jogada rápida de contra ataque. No entanto, já próximo do apito final, o IP Leiria chegou ao golo da vitória, numa jogada em que a defesa minhota tem algumas culpas.

Com o segundo lugar do grupo a AAUMinho, defrontou a equipa da casa, o Instituto Superior Politécnico de Viseu (IPV) vencendo por 2-1 num jogo muito disputado. Foi um jogo muito difícil e que ficara para a historia deste apuramento. O jogo começou logo com um golo da AAUMinho. No entanto, o árbitro complicou as contas à equipa minhota, e aos 5 minutos do encontro mostrou um cartão vermelho directo a João Silva.

A final foi sem dúvida o melhor jogo da competição. Com duas equipas muito bem preparadas, e acima de tudo com muito fair-play, a vitória podia pender para cada um dos lados, tal foi o equilíbrio ao longo da partida. A equipa do IP Leiria apresentou-se em campo da mesma maneira que o tinha feito na primeira partida. Muito forte nas alas e com um meio campo bastante combativo. A AAUMinho estava bastante desfalcada, pois além de dois jogadores castigados com vermelhos no jogo anterior, a equipa nortenha tinha vários lesionados. Os pupilos de Michael Ribeiro entraram muito bem na partida, marcando um golo logo nos primeiros minutos. No entanto, a equipa do Liz reagiu da melhor maneira e marcou o golo do empate, numa boa jogada do meio campo leiriense que culminou com um forte remate de fora da área, indefensável para o guarda-redes minhoto. O derradeiro golo chegou logo a seguir. Numa jogada rápida de contra-ataque, o IP Leiria chegou ao golo que lhe garantiu o primeiro lugar neste torneio.

Contas feitas, o saldo foi francamente positivo para a AAUMinho. “Viemos com vontade de vencer, mas a equipa esta ainda a ser remodelada. Temos jogadores que fizeram o primeiro jogo oficial e estiveram à altura de todas as adversidades” refere Michael Ribeiro. A equipa da AAUMinho logrou o segundo lugar nesta competição, estando a um pequeno passo de garantir o apuramento para os CNU’s. “O grande objectivo da equipa é chegar o mais cedo possível aos CNU’s e depois logo se vê. Neste torneio, além do segundo lugar, ganhei uma equipa”, conclui o treinador da equipa da AAUMinho.

Texto: Alexandre Carvalho

* Em parceria com o Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho.

Artigos Relacionados