PUB
900 horas para comemorar 900 anos do nascimento do primeiro rei em Guimarães
Sexta-feira, Junho 19, 2009

Começaram oficialmente as comemorações dos 900 anos do nascimento do rei D. Afonso Henriques. Ao longo de sensivelmente um mês e meio e memória do rei está patente nas ruas da cidade.

Já começou a contagem das 900 horas do programa que assinala a passagem dos 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques – o primeiro rei português. A data e as respectivas comemorações encontram-se envoltas na discussão em torno da certeza (ou falta dela) do local de nascimento do monarca, com a cidade de Viseu a assumir algum protagonismo.

No entender de Amaro das Neves, presidente da Sociedade Martins Sarmento, a discussão não tem qualquer tipo de fundamento já que, sustenta, não há desenvolvimentos no conhecimento científico que justifiquem a consideração de outra hipótese para além de Guimarães.

Polémica à parte, as comemorações arrancaram com várias actividades, que se estenderão até 25 de Julho, entre as quais um cortejo comemorativo com alunos das escolas do primeiro ciclo, assim como várias exposições.

Ponto alto das comemorações deverá ser a entrega simbólica da Medalha de Ouro da cidade a Afonso Henriques, que ficará à guarda do presidente da República Portuguesa – Cavaco Silva, que estará presente para a receber durante as comemorações do 24 de Junho.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados