PUB
86,7 milhões de euros é o valor do Plano de Atividades e Orçamento para 2015
Domingo, Novembro 9, 2014

Esse valor é dado pela despesa corrente de 58,2 milhões de euros e por uma despesa de investimento de 28,4 milhões de euros

As receitas virão das transferências da administração central (33,4 milhões), comunitárias relativas ao novo quadro comunitário (9,7 milhões) e próprias (43,5 milhões). A oposição votou contra.

Coube a Ricardo Costa apresentar as grandes linhas de orientação do plano e orçamento para o ano de 2015, na reunião do executivo vimaranense de 6 de novembro. Definiu quatro grandes linhas de atuação do executivo: consolidar e afirmar Guimarães ao nível económico; continuar a aposta numa situação financeira estável” e “não endividar a Câmara e o futuro de Guimarães”; um olhar atento do executivo nas funções sociais e na educação e uma política de continuidade ao nível do ordenamento do território, património, cultura e desporto.

A “missão” deste executivo, de acordo com Ricardo Costa, passa por “lutar por um concelho cada vez mais justo, mais competitivo e mas inclusivo”.
Elencou algumas apostas, caso da requalificação de parques industriais., a continuidade dos incentivos à instalação de indústrias inovadoras/FINICIA, a construção do Centro Escolar de Ronfe, o avançar com os estudos de requalificação dos centros das vilas e freguesias, a construção de um novo parque de estacionamento na rua de Camões e rua da Caldeiroa e um plano municipal de mobilidade com o alargamento das vias cicláveis e pedonais concelhias. Defendeu para o concelho, o vereador responsável pelas finanças, “a preservação da memória histórica e patrimonial, material e imaterial, em articulação com a política dos três C’s, cultura, criatividade e conhecimento”. Neste âmbito, destaca-se no plano de atividades uma aposta numa residência dos Artistas/Investigadores (1,3 milhões de euros) e as salas de ensaio/bandas de garagem (600 mil euros), bem como 3 milhões para atividades culturais desenvolvidas em parceria.

Artigos Relacionados