34.ª edição do Festival Internacional de Folclore decorre este sábado em Vila Nova de Sande
Quarta-feira, Julho 22, 2015

O festival contará com a participação de um total de sete grupos. Dois deles provêm da Eslováquia e da China. Os outros cinco são de três regiões distintas de Portugal.

O Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande organiza no próximo dia 25 de Julho, sábado, a 34.ª edição do Festival Internacional de Folclore.

A edição deste ani irá juntar grupos provenientes de dois países além de Portugal, de onde virão grupos de várias regiões do nosso país. O festival acontecerá junto ao Centro Social de Vila Nova de Sande.

Ao todo serão sete os grupos, incluindo o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande, que será o anfitrião do festival. Seguem-se grupos de Viseu, Aveiro, Baião e Braga. Há grupos com origens bem mais longínquas como a Eslováquia e a China.

Antes das apresentações em palco, está previsto um jantar convívio com todos os grupos participantes a que se seguirá o desfile e apresentação dos grupos. O festival terá início às 21.30 horas

O Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande foi fundado em 5 de Junho de 1978 e é membro da Federação do Folclore Português.

Programa
17.30h – Chegada dos Grupos Participantes
18.15h – Recepção Oficial
19.00h – Jantar Convívio
21.00h – Concentração dos Grupos
21.15h – Desfile e Apresentação em Palco
21.30h – Início do Festival

Ordem prevista da Actuação
Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande
Folklore Group Pol’Ana (Eslováquia)
Rancho Folclórico e Etnográfico de Moimenta da Beira (Viseu)
Grupo Folclórico da Casa do Povo de Cacia (Aveiro)
Rancho Folclórico de Baião (Porto)
Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio (Braga)
Art Groupe of China Federation of Literary and Art Circles (China)

Artigos Relacionados

3º Encontro de Autocaravanistas das Taipas é este sábado
Quinta-feira, Julho 9, 2015

O recinto da Feira Semanal das Taipas já começou a receber os primeiros participantes do Encontro de Autocaravanistas que se realiza este fim-de-semana, nas Taipas.

Apesar de só começar oficialmente no final do dia da próxima sexta-feira, 10 de julho, o 3º Encontro de Autocaravanistas das Taipas já conheceu os seus primeiros participantes. Desde esta quarta-feira que o recinto da Feira Semanal alberga cerca de dez autocaravanas que já se deslocaram para o local, a fim de participar no evento.

Segundo Aires Marques, um dos principais entusiastas desta iniciativa, são oficialmente conhecidos mais de cem participantes já inscritos, o que o leva a pensar que serão perto de duzentos os participantes na edição deste ano.

O evento ficará marcado pela inauguração de uma Área de Serviço exclusivamente para apoio a autocaravanas. A cerimónia de inauguração vai realizar-se a 11 de julho, junto às bombas de gasolina do Intermarché das Taipas.

Quanto ao programa deste Encontro, depois da receção aos participantes (6ª feira à noite), o dia de sábado será dedicado, da parte da manhã, a uma visita guiada por diversos locais da vila e à demonstração de manobras de suporte básico de vida promovida pelos bombeiros das Taipas. Depois da inauguração da referida Área de Serviço, os participantes na iniciativa reúnem-se para jantar e para o tão esperado arraial minhoto, noite dentro. A manhã do dia 12 de julho está reservada à entrega de lembranças e brindes, bem como ao sorteio de um faqueiro entre todos os participantes.

Artigos Relacionados

3º Rally Cidade de Guimarães a 10 e 11 de abril
Terça-feira, Fevereiro 24, 2015

Organizada pelo Município de Guimarães, Targa Clube e Tempo Livre, a competição integra o calendário do Campeonato Nacional de Ralis e conta ainda para o Campeonato FPAK Norte.

A criação de uma classificativa na vila de São Torcato (no dia 11) e a introdução de ligeiras alterações na Super Especial Noturna no centro da cidade (no dia 10) são as principais novidades na edição deste ano do Rally Cidade de Guimarães.

Mantendo o percurso do ano transato, com dois quilómetros de extensão e bons acessos para o público presenciar o espetáculo, as alterações na zona central da cidade, na noite de 10 de abril, pelas 21:30 horas, garantem toda a emoção da Super Especial.

No dia 11, a principal novidade é a introdução de uma prova especial, em São Torcato. No período da manhã, os pilotos vão percorrer novamente cinco especiais, todas situadas na zona Norte do concelho. A Rota das Cutelarias, primeira classificativa no sábado, foi profundamente reformulada, tendo agora mais quilómetros e um início completamente diferente, desta vez em Souto Santa Maria. Já a prova especial da Citânia de Briteiros terá um princípio diferente e uma grande alteração a meio do seu percurso.

Depois do almoço, a caravana volta à estrada para percorrer um novo troço, agora na vila de São Torcato, realizando-se em várias estradas municipais, com predominância pelas zonas agrícolas. As quatro especiais da Montanha da Penha não sofrem grandes alterações, pelo que o espetáculo está desde já garantido, a exemplo do que sucedeu em 2014. A realização da prova em asfalto com pequenas incursões em zonas de empedrado será comum ao longo do Rally Cidade de Guimarães.

Proporcionar um bom espetáculo privilegiando a segurança é o que pretende Amadeu Portilha, Vice-Presidente do Município com competências delegadas na área do Desporto e da Proteção Civil, para isso, como referiu “haverá um reforço de vigilância e de fiscalização na Super Especial”.

RALLY CIDADE DE GUIMARÃES 2015

1ª ETAPA – 1ª SECÇÃO
PE 01 – SUPER ESPECIAL CIDADE DE GUIMARÃES – 2,00 Km (21h30)

2ª ETAPA – 1ª SECÇÃO
PE 02 – ROTA DAS CUTELARIAS 1 – 10,20 Km (09h45)
PE 03 – CITANIA DE BRITEIROS 1 – 16,00 km (10h20)
PE 04 – ROTA DAS CUTELARIAS 2 – 10,20 Km (11h05)
PE 05 – CITÂNIA DE BRITEIROS 2 – 16,00 km (11h40)
PE 06 – ROTA DAS CUTELARIAS 3 – 10,20 km (12h25)

2ª ETAPA – 2ª SECÇÃO
PE 07 – SERRA DA PENHA 1 – 13,52 km (14h10)
PE 08 – SÃO TORCATO 1 – 7,60 km (14h50)
PE 09 – SANTUÁRIO DA PENHA 1 – 6,85 km (15h30)
PE 10 – SERRA DA PENHA 2 – 13,52 km (16h40)
PE 11 – SÃO TORCATO 2 – 7,60 km (17h20)
PE 12 – SANTUÁRIO DA PENHA 2 – 6,85 km (18h00)

Artigos Relacionados

3ª edição do GUIdance – Festival Internacional de Dança Contemporânea
Quarta-feira, Fevereiro 13, 2013

Entre os dias 13 e 23 de Fevereiro, Guimarães será palco de mais uma edição do GUIdance, um festival internacional de dança contemporânea que tem trazido até à cidade berço algumas das mais conceituadas companhias e coreógrafos nacionais e internacionais.

O CCVF acolhe a abertura do festival, a 13 de Fevereiro (quarta-feira), com a apresentação de “Proximity”, do coreógrafo australiano Garry Stewart, dirigindo a Australian Dance Theatre. “Proximity” conjuga a performance em palco e a manipulação de vídeo em tempo real, com três grandes ecrãs, que disputam a atenção do espectador.

A 14 de Fevereiro, na Black Box da Fábrica Asa, será apresentado o espetáculo “altered natives’ Say Yes To Another Excess – TWERK”, da dupla de criadores Cecilia Bengolea e François Chaignaud. Twerk, em gíria urbana, significa “trabalhar o corpo como na dança, em especial as nádegas”. É também uma nova dança, de origem africana, que é moda nos clubes de Nova Iorque. Em palco, cinco bailarinos (entre os quais Cecilia Bengolea e François Chaignaud) interpretam uma coreografia desenfreada, uma dança de apelo directo, acrobática e colectiva, que surpreende.

Também no dia 14 será apresentada a mais recente criação de Marina Nabais. Intitulada “O Peso de uma Semente”, que contou com o envolvimento, ao longo de todo o processo, de um conjunto de jovens da região norte – uns na interpretação, outros na concecção e confecção dos figurinos. O espectáculo desenvolve-se em dois momentos: um prólogo, peça de grupo interpretada pelos jovens participantes, e um solo de dança. No dia 14 de fevereiro, o espetáculo será apresentado às 15h00, no Pequeno Auditório do CCVF. No dia seguinte há uma nova sessão, às 22h00.

No fecho da primeira semana do festival (16 de Fevereiro), Tânia Carvalho apresenta “O Reverso das Palavras”. Trata-se de um trabalho coreográfico a partir de uma colaboração com a compositora norte-americana Julia Wolfe.

Artigos Relacionados

3º Passeio de Natal em BTT
Sexta-feira, Dezembro 23, 2011

Realiza-se a 26 de Dezembro a terceira edição do Passeio de Natal em BTT.

A iniciativa que se realiza há já três anos, pretende contar com a participação dos muitos entusiastas do BTT taipenses que ao longo do ano percorrem milhares de quilómetros em cima de uma bicicleta desbravando trilhos pelos montes e serras da região.

Trata-se de um passeio guiado, de participação gratuita e sem carácter competitivo e que se desenrolará pelas redondezas das Taipas, num total de 25 Km.

Está agendado para o dia 26 de Dezembro às 8.30 horas, com saída programada para o Coreto do Jardim Público, nas Taipas. No final do passeio, por volta das 11.30 horas, há direito a Bolo Rei.

A organização desta iniciativa está a cargo do Grupo de BTT “4TeamBTT” e da empresa “MSBike”.

Artigos Relacionados

3ª Concentração Motard das Taipas na Quinta das Laranjeiras
Quarta-feira, Junho 15, 2011

O Grupo Motard “Os Taipenses” realiza no próximo fim-de-semana a sua terceira concentração motard.

Realiza-se nos próximos dias 17, 18 e 19 de Junho a 3ª Concentração Motard do Grupo Motard “Os Taipenses”.

A Quinta das Laranjeiras voltou a ser o local de eleição da organização para a realização do evento e, ao que tudo indica, vai albergar muitos entusiastas das motos, oriundos dos mais diversos locais do país.

Um espaço amplo, com perto de 45 mil metros quadrados, com campismo, duas piscinas e uma vasta área de lazer para desfrutar durante todo o fim-de-semana.

Para conhecer o programa completo e obter mais informações sobre esta iniciativa, consulte o blog da colectividade ou para 967 448 366.

Artigos Relacionados

3ª Passeio de Cicloturismo em Briteiros
Quinta-feira, Maio 27, 2010

A Caso do Povo de Briteiros e o grupo de cicloturistas Compedal organizam o 3ª Passeio de Cicloturismo de Briteiros.

A iniciativa realiza-se no próximo Domingo, dia 30 de Maio, pelas 9 horas, com partida junto à Casa do Povo de Briteiros. Os entusiastas da modalidade seguem depois pelas freguesias de Santa Leocádia, Donim (ponte), Souto Santa Maria, Souto S. Salvador, Prazins, Ponte, Fermentões, Guimarães, Silvares, Campelos, Sande Vila Nova, Taipas, Sande S. Martinho, Taipas e Briteiros.

Por volta das 10.15 horas, o recinto da feira da Taipas, vai acolher os ciclistas para reabastecimento. O final da prova está agendado para as 11.30 horas.

Os participantes poderão ainda inscrever-se numa Prova Aberta (Roda Livre) realizada em circuito fechado numa extensão de cerca de 10 Kms.

No final, proceder-se-á à entrega de prémios e lembranças e ao almoço convívio. A ementa é feijoada e porco no espeto.

Artigos Relacionados

3ª Corrida das Taipas apresentada em Conferência de Imprensa
Segunda-feira, Junho 9, 2008

Foi esta manhã apresentada aos jornalistas a 3ª Corrida das Taipas/Intermarché.

A prova deste ano foi apresentada com algumas novidades. Desde logo, ressalta à vista a realização do evento num formato diferente das duas edições anteriores.

O percurso vai desenrolar-se em circuito urbano. No total, os participantes terão de completar 9 mil e 900 metros. Ou seja, o equivalente a três voltas completas num circuito fechado desenhado para o efeito.

A prova realiza-se no próximo dia 15 de Junho pela 10.30 horas e o local de partida será em plena Avenida da República.

Na Conferência de Imprensa, Adelino Soares, Gerente do Intermarché das Taipas, principal patrocinador do evento, manifestou a sua satisfação pelo apoio que a empresa que representa concede à iniciativa e desejou que a edição deste ano seja coroada de sucesso, à semelhança do que tem acontecido nas edições transactas.

Por seu turno, Constantino Veiga, presidente da Juta de Freguesia de Caldelas, manifestou o seu desejo para que o nível desta prova de atletismo se possa situar, a breve prazo, ao nível das grandes provas realizadas no nosso país e em alguns países europeus.

O Director da Prova, Miguel Matos, salientou a incessante preocupação em melhorar a qualidade do espectáculo de ano para ano. Deixou ainda no ar a possibilidade de vir a propor a integração desta prova no Campeonato Nacional de Estrada de Atletismo.

Quanto às inscrições, nesta altura já ultrapassa os 200. Contudo, admitiu Miguel Matos que, pela quantidade de informações que têm sido solicitadas à organização relativamente à prova, brevemente terão de proceder à sua limitação. A prova, segundo informou, foi desenhada para pouco mais de 300 atletas pelo que, ao aproximarmo-nos desse número, vamos ter de proceder ao fecho das inscrições, muito provavelmente antes da data prevista.

Relativamente ao prémios monetários, a organização vai dispor de 2 mil euros para distribuir pelos diversos premiados sendo certo que, os primeiros classificados masculinos e femininos receberão a quantia de 250 e 150 euros cada, respectivamente.

Artigos Relacionados

3ª Divisão Nacional
Terça-feira, Agosto 2, 2005

O Brito Sport Clube já iniciou os trabalhos da nova temporada.

Para a estreia nos nacionais de futebol, o clube presidido por António Maria já garantiu a aquisição de nove elementos, permanecendo no grupo de trabalho 12 jogadores.
O comando técnico foi entregue a Jorge Baptista (ex Ponte) que, para esta temporada, já assumiu o desejo de classificar o clube no primeiro terço da tabela classificativa.
Eis o plantel do Brito para a corrente época desportiva: Alfredo, Toni (ex Ronfe), Carvalho, Gentil, Jacques, Peixe II (ex Taipas), Sérgio (ex S.Romão), Dias, Lourenço, Miguel Mota, Peixe I, Terinho, Tonanha, Alpha (ex Cabeceirense), Filipe Gonça (ex S. Romão), Pedro Adão (ex Joane), Pedro Mendes (ex Ponte), Sousa (ex Ponte), Neiva, Célio e Carneiro (ex Merelinense).
Os jogos de preparação já foram definidos pela direcção e equipa técnica. No dia 6 de Agosto, a equipa vimaranense joga no terreno dos juniores do Vizela, estando o jogo de apresentação agendado para o dia 9, tendo como adversário o Moreirense. Entre 13 e 14 de Agosto, a formação de Jorge Batista participa no Torneio da Vila de S.Torcato e, três dias depois, tem a visita do Taipas. Ainda em Agosto, o Brito jogará em Ser-zedelo e no Taipas.

Victor Jorge Oliveira

Artigos Relacionados