290 mil euros para os bombeiros das Taipas e Guimarães
290 mil euros para os bombeiros das Taipas e Guimarães
Alfredo Oliveira
Sexta-feira, Abril 28, 2017

O executivo municipal de Guimarães aprovou, por unanimidade, 180 mil euros para os bombeiros da cidade para um Veículo Tanque Tático Urbano e 110 mil para os da vila de Caldas das Taipas para a requalificação das instalações dos balneários e aquisição de equipamentos.

Este apoio extraordinário é justificado pelo elevado número de ocorrências e um cada vez maior desgaste dos recursos materiais existentes nas corporações de bombeiros. A Câmara Municipal entende que é fundamental reintroduzir uma política de renovação de meios e recursos, que permita uma melhor prontidão e intervenção destes agentes da proteção civil.

A corporação dos Bombeiros Voluntários de Guimarães apresenta, como uma das suas principais lacunas em termos de meios, a referente aos meios de combate aos incêndios florestais e urbanos. Possui um veículo tipo VTTU (Veículo Tanque Tático Urbano), com mais de 25 anos, que já não responde às necessidades atuais de emergência e socorro, pela sua antiguidade e falta de capacidade. É neste sentido, aquisição de uma nova VTTU, que foi atribuída a verba de 180 mil euros, para uma melhor eficiência dos bombeiros de Guimarães.

Neste mesmo sentido se enquadra a solicitação da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Taipas. Os 110 mil euros serão canalizados para a requalificação das instalações dos balneários, a aquisição de equipamentos, no valor de 20 mil euros, a aquisição de duas viaturas de socorro e salvamento (ABSC), no valor de 64 mil euros, e a aquisição de uma cisterna para reabastecimento de água, no valor de 26 mil euros.

Será de acrescentar que as verbas envolvidas correspondem aos pedidos formulados pelas respetivas corporações de bombeiros.

Notícia a desenvolver na próxima edição do Reflexo nas bancas na próxima semana.