PUB
24 de Junho em três atos
24 de Junho em três atos
© Direitos Reservados
Segunda-feira, Junho 26, 2017

O comandante dos Bombeiros Voluntários das Taipas, Rafael Silva, António Gama Brandão, António Miranda (Tony Miranda), Bento Marques, Alexandre Costa (Alex), José Guimarães, José Alves Pinto, Pedro Mendes e Salvador Silva foram os homenageados deste ano.

Antes de serem distribuídas as nove medalhas apostas no 24 de Junho, foi assinado o protocolo de geminação com o município de Dijon, em França. O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, e o Maire de Dijon, François Rebsamen, assinaram o documento que surge de uma Carta de Amizade e Cooperação já celebrada. As ligações entre as duas cidades são históricas: o Conde D. Henrique, pai de D. Afonso Henriques, nasceu em Dijon, capital da Borgonha.

Domingos Bragança fez o último discurso do 24 de Junho deste mandato

“Criação de novos eventos culturais, reforços das condições de trabalho das nossas comunidades escolares, envolvida na educação ambiental, reabilitação de importantes parcelas do nosso edificado, acrescentando cidade à cidade”, foi o trabalho feito que Domingos Bragança deixou no seu discurso. A candidatura a Capital Verde Europeia não faltou nas palavras do presidente, que reforçou a necessidade de cada munícipe ser um eco-cidadão.

Em representação do governo esteve Helena Mesquita Ribeiro, secretária adjunta e da Justiça, que reiterou a necessidade de dignificar as infra-estruturas da Justiça, garantiu o empenho do seu Ministério para levar a cabo a intenção de Guimarães de ter um campus de Justiça. Foi o presidente da Câmara foi quem lançou o repto, ouvindo da responsável governamental que “o espaço já foi encontrado, tendo neste momento um processo de avaliação na Direcção-Geral do Tesouro”.

Academia de Ginástica é edifício sustentável de referência

Ambientalmente de excelência, com recuperações de calor e consumos energéticos compatíveis com o uso, próximos da autossustentabilidade, o edifício beneficia da orientação solar livre e relaciona-se com o Parque da Cidade e encosta da Penha, interligando-se igualmente com a Ecovia de Guimarães, que está a construída. Ao mesmo tempo, todas as águas, pluviais e não só, serão reaproveitadas e utilizadas após o respetivo tratamento, que será efetuado no edifício devidamente equipado para o efeito.

O edifício foi inaugurado no 24 de Junho, num evento que contou com a presença do presidente da Federação de Ginástica de Portugal, João Paulo Rocha, e do secretário de Estado do Ambiente, José Mendes. Decorreu ainda uma  demonstração pelo clube de ginástica de Guimarães, Guimagym.