PUB
2012: poderá ser sustentável?”
Sexta-feira, Fevereiro 3, 2012

Em 2012 comemoram-se o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos e o Ano internacional das Cooperativas. Continuam em celebração o Ano do Morcego (2011-2012), a Década das Nações Unidas para a Biodiversidade – Viver em harmonia com a Natureza (2011-2020) e a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014).

Convém lembrar que quando falamos em sustentabilidade temos de ter em conta três vertentes: ambiental, social e económica.

Dos eventos à escala global, onde as questões ambientais serão debatidas, destaca-se a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável “Rio+20”, de 20 a 22 de Junho no Brasil. Os dois temas focados na conferência serão a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e o Enquadramento Institucional para o Desenvolvimento Sustentável.

Já na esfera nacional, em termos de eventos/acções destaco 12 que poderá anotar na sua agenda:
– Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.
– Curso de Planeamento em Permacultura – de 28 de Janeiro a 24 de Março, no Porto, organizado pela Quercus e Serviço Educativo de Serralves.
– Ciclo de Conferências de Sustentabilidade – em Paredes, de Janeiro a Maio, organizada pela AMI Paredes.
– XIX Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental “Aprender fora de Portas: percursos de aprendizagem”, na Madeira de 8 a 11 de Março, organizadas pela ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental.
– Vamos Limpar o Mundo 2012 – Vamos limpar Portugal, iniciativa que será levada a cabo em 24 de Março, por todo o país, coordenada pela Associação Amo Portugal.
– 8ª Urba Verde – Feira das Cidades Sustentáveis – 12 a 14 de Abril, na Exponor (Matosinhos), organizada pelo Jornal Arquitecturas e Câmara Municipal de Matosinhos.
– I Congresso internacional de valorização de produtos tradicionais – de 3 a 5 de Maio, no Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
– XIII Congresso Mundial de Sociologia Rural – O Novo Mundo Rural: da crise às oportunidades, de 29 de Julho a 4 de Agosto, em Lisboa, organizado pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa e pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas.
– Boom Festival 2012 – de 28 de Julho a 4 de Agosto, na Barragem de Idanha-a-Nova.
– 11ª Conferência Europeia de Geoparques – Geoparques: um contributo para um crescimento inteligente, inclusivo e sustentável – de 19 a 21 de Setembro, no Geopark Arouca.
– GreenFest 2012 – 26 a 30 de Setembro, no Centro de Congressos do Estoril e Fiartil.
– Programas Educativos Escolares e Geoturísticos do Geopark Naturtejo – todo o ano, no território Naturtejo (Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão).

Tendo em conta esta pequena amostra, percebemos que várias oportunidades nos serão apresentadas para aprendermos a viver mais sustentavelmente.

Eis agora 12 ideias para que cada um de nós possa contribuir para um 2012 sustentável: seja auto-didacta em temáticas ambientais que o preocupem; coma saudavelmente, com menos carne e açúcar e mais fruta e vegetais; faça uma pequena horta biológica; reduza o uso de energia; ande a pé ou de bicicleta, sempre que possível; compre produtos locais; seja um consumidor responsável; reutilize e recicle os resíduos o mais que puder; poupe e reutilize a água; plante árvores; exerça voluntariado; envolva-se em associações/organizações nacionais e/ou locais que se comprometam em dinamizar acções práticas para a sustentabilidade ambiental, económica e social da TERRA.

Eu vou tentar que 2012 seja sustentável e você?