PUB
2012 crianças fazem logótipo humano da CEC Guimarães 2012 (VEJA O VÍDEO)
Quinta-feira, Junho 16, 2011

A 200 dias do início da Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, Tempo Livre e Fundação Cidade de Guimarães promoveram a realização de um logótipo humano, com a participação de 2012 crianças.

A iniciativa realizou-se na manhã do dia de ontem (15 de Junho), na Colina Sagrada, junto ao Castelo de Guimarães e contou com a presença de 2012 crianças, todas com 12 anos, provenientes dos diferentes Agrupamentos de Escolas dos concelhos de Guimarães e Vizela.

A construção do logótipo obedeceu a três fases distintas. Inicialmente as crianças, todas vestidas de branco, foram colocadas em plena Colina Sagrada delimitando, assim, o espaço onde mais tarde nasceria a figura humana do logótipo da CEC 2012. Seguiu-se a construção da frase “Faltam 200 dias” que serviu de mote a esta iniciativa. Finalmente, com o aparecimento da mensagem “Guimarães 2012 CEC” deu-se por concluída a referida construção. Nesta altura, do interior do Castelo de Guimarães, eram largados 2012 pombos brancos.

O número 2012 será o denominador comum numa série de iniciativas a levar a cabo pela Tempo Livre, em parceria com a Fundação Cidade de Guimarães, e que visam reforçar o envolvimento da população e consolidar mecanismos de identidade dos vimaranenses com este projecto.

Nesse sentido estão já programadas algumas iniciativas de índole desportiva, nomeadamente, uma “Maratona de Spinning – Guiness World Records”, as iniciativas “2012 minutos a Nadar”, “Conhecer Guimarães em Bicicleta” e uma Caminha Solidária.