Livro sobre diáspora macaense apresentado no Arquivo Municipal
Livro sobre diáspora macaense apresentado no Arquivo Municipal
Direitos Reservados
Segunda-feira, Fevereiro 27, 2017

Livro resulta de um trabalho de investigação do autor, que vem estudando a diáspora macaense.

Será apresentado sexta-feira, 3 de Março, o livro “Refugiados de Xangai. Macau (1937-1964)” da autoria de Alfredo Gomes Dias. A sessão de lançamento acontecerá às 18 horas, no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. A par da sessão de lançamento do livro, será inaugurada a exposição com o mesmo nome, ficando esta patente até ao dia 1 de Setembro.

O autor, Alfredo Gomes Dias, 59 anos, estudou a diáspora macaense e a comunidade de portugueses em Xangai entre 1850 e 1952, que acabou em livro do mesmo autor, editado em 2014. O tema dos refugiados começou a ser estudado posteriormente, durante o processo de montagem de uma exposição sobre o tema.

O autor debruça-se com o movimento de portugueses que fogem do braço da segunda grande guerra no Pacífico, escolhendo Macau para se refugiarem. Para alguns Macau foi um ponto de passagem, para outros representou mesmo um destino final.

Alfredo Gomes Dias licenciou-se em História, tendo ultimamente obtido o doutoramento em Geografia Humana. O livro que será apresentado em Guimarães resulta do último trabalho de investigação do autor, um projeto que foi financiado pelo arquivo Histórico de Macau.

Na sessão de lançamento estarão presentes o presidente da autarquia vimaranense e o presidente do Instituto Cultural do Governo da Região Administrativa Especial de Macau.